Dicas Para Fotografia Sem Câmera Profissional.

Fala galera que me acompanha pelas mídias sociais! Hoje escrevo pra vocês algumas dicas sobre Fotografia com Celular. A princípio, a fotografia feita pelo Smartphone tem avançado muito com o tempo, temos em nossas mãos uma poderosa ferramenta que,se bem usada, pode trazer excelentes resultados! 
O que te faz tirar ótimas fotos com a câmera fotográfica do seu Smartphone, inclui  princípios usados para fotografia em câmeras SLR.

Segue pra você uma  lista com o Review dos melhores Smartphones ( Android ) com a melhor câmera no momento:

 1. Asus Zenfone 3
2. Moto Z
3. Sony Xperia XZ
4. Moto G4 Plus
5.  Asus Zenfone Zoom
6. Sony Xperia Z5
7. Galaxy S7 e S7 Edge 

Hoje, há a opção cada vez mais frequente de baixar as fotografias feitas nas câmeras digitais direto para o seu Smartphone, eu faço isso frequentemente quando estou viajando. Isso permite que você manuseie (edite/publique em redes sociais) antes mesmo de ter um computador em mãos.
Nesse caso, você poderá usar uma câmera fotográfica com o recurso de Wi-fi e sincronizar a câmera com o seu Smartphone,  baixando a foto que desejar.

Outro modo mais barato é usando cartões de memória que possam ser usados tanto na câmera digital, como no Smartphone (Ex. Micro SD) . Você faz as fotos na câmera, por exemplo, e depois retira o cartão de memória e coloca no celular. Bem prático!
Vale lembrar que, para usar este tipo de cartão na sua câmera, será necessário um adaptador, que geralmente é vendido com o Micro SD. As fotografias feitas nesta câmera digital precisam ter o formato JPEG, que é o formato mais usado pelos aplicativos  editores de imagem nos Smartphones. 

46398-64034-sandisk-micro-sd

Agora vão algumas dicas que poderão te ajudar a fazer ótimas fotos com seu Smartphone ou câmera digital.

1. Evite o Zoom.

A não ser que você tenha uma câmera com zoom óptico ( Diferença de zoom óptico e digital ), evite dar  zoom nas suas imagens, porque você está apenas “recortando” um pedaço da sua imagem e ampliando-a. Dessa forma, a “proximidade a mais” com o objeto que você deseja fotografar, deixará a qualidade da imagem muito a desejar. Experimente aproximar-se um pouco mais daquilo que você deseja fotografar e use o zoom natural,se possível. 


2. Ajuste a exposição.

Através do aplicativo da sua câmera, é possível ajustar a exposição. Esta funciona quando você seleciona um ponto na tela com um toque, fazendo com que a câmera se ajuste para iluminar corretamente aquele ponto.

Faça o teste: Pegue a câmera do seu Smartphone e selecione a área com menos iluminação da imagem (o local mais escuro). Você perceberá que toda a imagem ficará mais clara para iluminar o ponto que você selecionou. Isso é o ajuste de exposição.

Da mesma forma, se você selecionar a área clara da imagem, todo o restante escurecerá para se adequar àquele ponto.

Na imagem abaixo, selecionei as nuvens como local de maior destaque para evitar que a sua iluminação ficasse superexposta na foto.


3. Em Dias nublados, a luz é perfeita! 

Em dias nublados, a iluminação é bem difusa, assim a luz sai mais suave e mais equilibrada na maioria dos pontos. As nuvens agem como um grande “difusor de luz”. Então, se o dia tiver com muitas nuvens ou nublado, aproveite que é uma ótima oportunidade para fotografar.

Como nesta foto que o dia estava bem nublado. 


4. Composição é muito importante!

As fotografias com o seu celular ou câmera caseira podem ficar bem compostas pelos mesmos motivos que qualquer outra foto feita em câmera profissional. 

° Ajuste o nível do horizonte, geralmente nos aplicativos das câmeras vem os recursos de níveis de horizonte ou grades.
° Use a regra dos terços, ela vai ser o ponto chave na sua composição.
° Use as curvas e linhas convergentes a favor da sua fotografia.


5. Luz de Janelas.

Nos locais fechados, há pouca luz em relação aos locais abertos. Quando você está num ambiente assim, o sensor do celular percebe  e o configura para tirar  fotos com maior ISO e tempo de exposição. Aproximar de uma janela e selecionar o ponto de exposição da fotografia pode te ajudar bastante! 

 


E por último, vai algo que considero que é 50% da fotografia: editores de imagens! Eles estão cada vez melhores e possuem vários recursos que, se bem usados, conseguem mudar completamente a sua fotografia. Temos vários editores de imagens à disposição na rede, mas vou indicar os que eu uso para editar as minhas fotos feitas pelo celular.

1° Fotor – Editor de Fotos

Este é o aplicativo que mais uso! Sem dúvidas, é um dos melhores aplicativos atualmente. As ferramentas de edição vão do mais básico ao avançado, além de permitir você dar alguns retoques visuais com os filtros pré-definidos. Vale a pena experimentar! 

editor-de-imagem-fotor
Link para Download: Android  

2° Snapseed

Aqui um outro ótimo editor que uso, nele estão os mesmos recursos do Fotor. Ele contém uma quantidade muito maior de filtros de imagem para você testar em suas fotos e escolher o melhor! 
editor-de-fotos-snapseedLink para Download: Android

 



Por fim, galera, espero que essas dicas possam ajudar na captura de novas imagens com seu celular ou câmera digital.  A fotografia vai além do equipamento usado, você só aprende a fotografar, fotografando, e nisso está incluso os erros e acertos. Fotografia é persistência, você precisa se reinventar para capturar o melhor momento.
Gostou das dicas? Alguma dica a mais para adicionarmos à publicação e ajudarmos outras pessoas? Deixe seu comentário aqui em baixo. 

 

Siga nosso instagram

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Seu feedback é muito importante para nós

Um momento...